SE12760 - (Professor. Taubaté. 2024. Vunesp) O trecho entre colchetes que dá outra redação ao original, de acordo com a norma-padrão de emprego do sinal de crase, é:
SE12759 - (Professor. Taubaté. 2024. Vunesp) Quando estamos apaixonados, nosso organismo produz substâncias como a dopamina (o hormônio do prazer) e a oxitocina (o hormônio do apego). duas atribui-se o papel de atuar em áreas do cérebro relacionadas sensação de prazer (o chamado sistema neuronal de reforço). De acordo com um estudo, o efeito da paixão se assemelha efeito de alguns analgésicos, pois ativa áreas de cérebro que diminuem a dor.
Com o rompimento afetivo, esses hormônios deixam de ser produzidos, e o cérebro reage gerando um estado de tristeza, sintomas de abstinência (ansiedade, obsessão e até mesmo dor física) que são os mesmos que afetam os dependentes de drogas.
(Laura Chaparro. Esquecer um ex: tão difícil quanto parar de fumar. https://brasil.elpais.com, 31.12.2017. Adaptado)
As lacunas do texto são, correta e respectivamente, completadas por:
SE12758 - (Assistente. 2024. Vunesp) Assinale a alternativa em que o emprego do acento indicativo de crase está de acordo com a norma-padrão.
SE12757 - (Técnico Legislativo. Campinas. 2024. Vunesp) Assinale a alternativa em que é possível substituir, em trecho do parágrafo, o vocábulo destacado por à, mantendo-se a norma-padrão de emprego do acento indicativo de crase.
SE12756 - (Agente Fiscal de Saúde Pública. 2024. Vunesp) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho:
As medidas de proteção biosfera devem envolver o combate atividades que degradam áreas sobre quais avançam os crimes ambientais.
SE12755 - (Oficial Administrativo. Itapeva. 2024. Vunesp) Em meio a tanto “sim” forçado, a professora se viu cenários angustiantes diversas vezes. O auge foi quando aceitou ser madrinha de casamento, estando totalmente desconfortável situação e, depois de tudo encaminhado, teve de falar a verdade noiva. “Eu fui tentando levar a situação, só que aquilo foi me consumindo intensamente e chegou a um estágio eu falei ‘não, eu não quero ser madrinha de casamento’, e aí ficou uma situação muito desconfortável”.
As lacunas do texto são, correta e respectivamente, completadas por:
SE12754 - (Analista Legislativo. 2024. Vunesp) A frase que segue a norma-padrão de regência e de emprego do sinal indicativo de crase se encontra em:
SE12753 - (Agente Previdenciário. 2024. Vunesp) Leia manchetes do jornal O Estado de São Paulo, alteradas, e assinale a alternativa que apresenta a frase que está de acordo com a norma-padrão de emprego do sinal indicativo de crase e de pontuação.
SE12752 - (Analista de Comunicação Pleno. 2024. Vunesp) Leia o texto para responder a questão.
Aprendemos pensar que, se é natureza, não é cultura – e, inversamente, se é cultura, não pode ser natureza. A força que impele os animais reprodução brota de pulsões naturais, ditas instintivas; já a instituição do matrimônio decorre de construções culturais. A fúria selvagem corresponderia natureza bruta; o diálogo pacífico seria uma conquista da cultura.
(BUCCI, Eugênio. Em: https://www.estadao.com.br/opiniao/eugenio-bucci/ ora-a-natureza-humana-esta-na-cultura/ 30.06.2022. Adaptado)
As lacunas devem ser, correta e respectivamente, preenchidas por:
SE12751 - (Agente de informações. Sptrans. 2024. Vunesp) Considere as frases elaboradas com informações do texto:
• A velha diz que o velho ronca quando dorme, ele diz ________ ela que é mentira.
• A empregada chega _________casa do casal pela manhã, faz o almoço, deixa o jantar e sai cedo.
• E em seguida, o casal começa __________ ouvir um sussurro. É uma voz indefinida.
De acordo com a norma-padrão, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, com:
Esqueceu a sua senha? Não tem problema, basta nos informar o endereço de e-mail utilizado no momento em que você se cadastrou que nós lhe enviaremos um e-mail com as instruções para você definir uma nova senha.