SE9006 - (Técnico do Seguro Social. INSS. 2016. Cebraspe/Cespe) Considerando que determinado servidor público federal tenha sido removido para outra sede, situada em outro município, para acompanhar sua esposa, que também é servidora pública federal e foi removida no interesse da administração, julgue o item seguinte à luz do disposto na Lei n.º 8.112/1990.
Ainda que o servidor e sua esposa sejam integrantes de órgãos pertencentes a poderes distintos da União, a remoção do servidor poderia ser concedida.
SE9005 - (Analista Judiciário. TRT/16ª. 2016. Cebraspe/Cespe) Conforme a Lei n.º 8.112/1990, o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago, no âmbito do quadro geral de pessoal para outro órgão ou entidade do mesmo poder denomina-se
SE9004 - (Analista Judiciário. TRE/BA. 2017. Cebraspe/Cespe) Carlos, servidor do TRE/BA, foi removido de ofício, no interesse da administração pública, para exercer suas funções em nova sede, razão por que teve de mudar de domicílio em caráter permanente. Carlos é casado com Maria, também servidora do TRE/BA.
Nessa situação hipotética, conforme disposição da Lei n.º 8.112/1990, a remoção de Maria
SE9003 - (Administrador. 2018. Cebraspe/Cespe) Servidor público civil federal pretende o deslocamento no âmbito do quadro de sua carreira, com mudança de sede, para acompanhar sua esposa, servidora pública militar, que foi deslocada por interesse da administração pública.
Nessa situação hipotética, para acompanhar sua esposa, o servidor deverá
SE9002 - (Analista Judiciário. STM. 2018. Cebraspe/Cespe) Acerca das regras aplicáveis aos servidores públicos do Poder Judiciário, e considerando o que dispõe a Lei n.º 8.112/1990 e a Lei n.º 11.416/2006, julgue o item a seguir.
A legislação que dispõe sobre o regime estatutário prevê a possibilidade de o servidor público, em determinadas hipóteses, pedir remoção para outra localidade, independentemente do interesse da administração pública.
SE9001 - (Técnico Judiciário. TRE/PA. 2011. FGV) Na formação das coligações partidárias, observam-se:
I. a lei;
II. a deliberação de órgão colegiado regional;
III. o estatuto do partido político;
IV. a deliberação dos detentores de mandato.
Analise os itens acima e assinale
SE9000 - (Procurador Legislativo. 2013. FGV) Sobre o tema “Convenções para a Escolha de Candidatos”, assinale a afirmativa correta.
SE8999 - (Advogado. 2018. FGV) Os partidos políticos Alfa, Beta e Gama formaram a coligação XYZ exclusivamente para as candidaturas no âmbito estadual, não se estendendo, portanto, à eleição de âmbito nacional.
No curso da campanha eleitoral, o candidato João, filiado ao partido político Alfa, praticou uma ilegalidade na propaganda eleitoral e foi multado pela Justiça Eleitoral.
À luz da sistemática estabelecida pela ordem jurídica, é correto afirmar que a coligação XYZ
SE8998 - (OAB. 2023. FGV) No ano anterior à realização de eleições para cargos eletivos federais e estaduais, os dirigentes dos partidos políticos Alfa e Gama iniciaram tratativas para se aliançarem, tanto nas eleições majoritárias como nas proporcionais, mas havia dúvida em relação ao modelo a ser utilizado.
Após consultarem a legislação de regência, concluíram corretamente que deveriam formar
SE8997 - (Consultor Legislativo. 2012. FGV) No tocante às eleições majoritárias em dois turnos, se comparadas às eleições de um só turno, o número de partidos a lançar candidatos no primeiro turno tende a ser maior,
PORQUE
se forem derrotados no primeiro turno, esses partidos ainda têm a possibilidade de entrarem em uma aliança partidária (coligação) para o segundo turno.
A respeito do enunciado é correto afirmar que
Esqueceu a sua senha? Não tem problema, basta nos informar o endereço de e-mail utilizado no momento em que você se cadastrou que nós lhe enviaremos um e-mail com as instruções para você definir uma nova senha.