SE12286 - (Aluno – Oficial. 2015. Vunesp) No Brasil, este tipo de clima é controlado pelas massas de ar tropicais e polares. Nele, há uma certa regularidade anual na distribuição das chuvas. As médias anuais da temperatura situam-se entre 14 e 22 ºC. Em regiões mais elevadas, durante o inverno, podem ocorrer temperaturas negativas. Trata-se do clima
SE12285 - (Soldado da PM. 2015. Vunesp) Analise o mapa a seguir.

Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de clima e um problema ecológico frequente em cada uma das áreas numeradas do mapa.
SE12284 - (Vestibular. 2018. Vunesp) Analise o excerto e o mapa.
Região de solos rasos e pedregosos, com presença recorrente de Vertissolos, caracterizada por extenso processo de pediplanação gerador de superfícies de relevo plano pontuada por inselbergs residuais isolados ou agrupados.

O domínio morfoclimático descrito no excerto corresponde, no mapa, ao número
SE12283 - (Curso de formação de oficiais. 2020. Vunesp) Observe o mapa dos tipos climáticos brasileiros.

Os tipos climáticos indicados pelos números 1 e 2, respectivamente, são:
SE12282 - (Curso de formação de oficiais. 2022. Vunesp) Do ponto de vista da dinâmica das massas de ar, a massa polar atlântica (mPa) tem grande importância na região Sul do Brasil, podendo no outono e inverno atingir a Região Amazônica e causar o fenômeno denominado
(THÉRY, H.; MELLO, N. A. Atlas do Brasil. Disparidades e dinâmicas do território. 3a ed. São Paulo: EDUSP, 2018. p. 79. Adaptado)
SE12281 - (Curso de Formação de Oficiais. 2022. Vunesp) O trópico de Capricórnio, linha imaginária que marca o limite meridional da declinação anual solar no Hemisfério Sul, sinaliza também o início da área de atuação desse tipo climático. A partir dessa linha, o domínio da massa polar atlântica e dos sistemas atmosféricos extratropicais passa a ser preponderantes. Do ponto de vista da dinâmica atmosférica, esse setor do Brasil apresenta características que o aproximam das latitudes médias. Apesar disso, os sistemas intertropicais também se fazem presentes.
(ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil. 6a ed. São Paulo: EDUSP, 2019. P. 109)
As características apresentadas referem-se ao tipo climático constante na seguinte alternativa:
SE12280 - (Curso de Formação de Oficiais. 2022. Vunesp) Considere o mapa e os textos para responder à questão.
Brasil: domínios morfoclimáticos

I. Este domínio tem mostrado ser o meio físico, ecológico e paisagístico mais complexo e difícil em relação às ações antrópicas. É uma área sujeita aos mais fortes processos de erosão e de movimentos coletivos de solos em todo o território brasileiro. Área de mamelonização extensiva, afetando todos os níveis da topografia (de 10-20 m a 1100-1300 m) de altitude.
II. Este domínio com aproximadamente 400 mil quilômetros quadrados é sujeito a climas subtropicais úmidos de planaltos com invernos relativamente brandos. O domínio comporta as paisagens menos “tropicais” do país. Ainda que a pedração dos solos não tenha sido muito grande na maior parte dos planaltos, é digno de nota que restem apenas 15% a 20% da biomassa original do domínio.
Os textos I e II referem-se, respectivamente, aos domínios indicados no mapa pelos números
SE12279 - (Curso de Formação de Oficiais. 2023. Vunesp) Observe o mapa.

Os tipos climáticos indicados no mapa com os números 1 e 2 representam, respectivamente:
SE12278 - (Soldado da PM/SP. 2024. Vunesp) Observe o mapa.

O mapa apresenta uma divisão do território brasileiro segundo
SE12277 - (Professor de Ensino Fundamental e Médio. 2009. Vunesp) Com razoável frequência, estudantes assumem que se x > y, então x² > y², para quaisquer números reais x e y. Tal implicação é necessariamente verdadeira apenas para quaisquer x e y pertencentes ao conjunto dos números
Esqueceu a sua senha? Não tem problema, basta nos informar o endereço de e-mail utilizado no momento em que você se cadastrou que nós lhe enviaremos um e-mail com as instruções para você definir uma nova senha.