SE12296 - (Professor. 2019. Vunesp) Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de aquífero.
SE12295 - (Curso de formação de oficiais. 2020. Vunesp) Observe o mapa.

As linhas em destaque representam a rede
SE12294 - (Curso de formação de oficiais. 2020. Vunesp) No estado de São Paulo, cerca de 70% dos núcleos urbanos são abastecidos total ou parcialmente por águas provenientes de aquíferos, totalizando 34% da população do estado. Quando a exploração supera a recarga por períodos prolongados ocorre a superexploração, ou seja, a retirada de água é superior à sua capacidade de recarga.
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra. Adaptado)
A exploração intensiva dos aquíferos está associada
SE12293 - (Unesp vestibular. 2021. Vunesp) Analise a tabela.
Resíduos em água potável (μg/L)

As diferenças observadas nos limites máximos de resíduos proporcionam ao Brasil, por exemplo,
SE12292 - (Unesp vestibular. 2021. Vunesp) A disponibilidade de água no Brasil é elevada, se comparada à de outras regiões do mundo. No entanto, quando se consideram o potencial hídrico no território e a distribuição da população brasileira por regiões, notam-se
SE12291 - (Curso de formação de Oficiais. 2022. Vunesp) O ciclo hidrológico pode ser melhor percebido em área drenada por um curso d’água ou por um sistema conectado de cursos d’água, tal que toda a vazão efluente seja descarregada por um curso principal e limitada perifericamente por uma unidade topográfica mais elevada.
(RIBEIRO, WAGNER COSTA. Patrimônio Ambiental Brasileiro. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2003. p. 417. Adaptado)
As características apresentadas referem-se a definição de
SE12290 - (Curso de formação de Oficiais. 2022. Vunesp) As figuras a seguir apresentam a navegabilidade e a profundidade dos rios no território brasileiro (Mapa 1) e suas hidrovias (Mapa 2).

A partir da interpretação das figuras, assinale a alternativa correta.
SE12289 - (Curso de formação de oficiais. 2022. Vunesp) O valor da disponibilidade hídrica social, ou seja, o total de água da descarga continental, dividido pela população no Brasil, é de 35 732 m3/hab/ano. Somente alguns estados apresentam uma disponibilidade hídrica considerada regular (1000 – 2000 m3/hab/ano), pois os outros apresentam abundância de recursos.
(TEIXEIRA, W. et. al. (org.). Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2000. p. 426. Adaptado)
Os estados com maior potencial hídrico (km3/ano) e menor disponibilidade hídrica (m3/hab/ano) são, respectivamente:
SE12288 - (Professor. 2023. Vunesp) Os rios extravasaram, os rios desapareceram, a drenagem “cortou”. Nessas circunstâncias (hidrológicas), o povo descobriu um jeito de utilizar o leito arenoso, que possui água por baixo do seu leito seco, capaz de fornecer água para fins domésticos e dar suporte para culturas de vazante.
(AB’SÁBER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil, 2003, p.87. Adaptado)
O contexto descrito no texto refere-se a uma característica da rede hidrográfica presente
SE12287 - (Auxiliar de Promotoria. MPE/SP. 2014. Vunesp) A questão está relacionada ao mapa e ao texto apresentados a seguir.

O clima predominante é o tropical, com verões chuvosos e invernos secos, ambos com temperaturas elevadas. O relevo é constituído principalmente por planaltos e por depressões.
No domínio, aparecem espécies arbustivas com caules tortuosos, envolvidos por cascas grossas e raízes profundas, geralmente distantes umas das outras. Nas últimas décadas, a paisagem natural tem sofrido alterações pela ação da sociedade, devido ao desenvolvimento de atividades econômicas ligadas à agricultura, à pecuária de bovinos e à mineração.
O texto descreve o domínio indicado pelo número
Esqueceu a sua senha? Não tem problema, basta nos informar o endereço de e-mail utilizado no momento em que você se cadastrou que nós lhe enviaremos um e-mail com as instruções para você definir uma nova senha.